#DiárioFit: Reeducação Alimentar x Dieta



Oláa Goxxxtosas,

vocês sabem que, pra muitos, conseguir manter a dieta é um grande desafio.

É uma evolução espiritual atravessar a praça de alimentação sem cair em tentação. Eu entendo vocês, estou aperfeiçoando esta prática há alguns anos. Ou melhor, tentando né? Haha

Se você nunca fez uma dieta ou já iniciou várias vezes, mas nunca conseguiu manter por muito tempo, tenho uma dica que funcionou muito comigo: não inicie com uma dieta muito restritiva! Seu organismo que está acostumado a uma alimentação hipercalórica (fast food, guloseimas, doces) sem fracionamento dentro das 24 horas e ficará estressado se você, bruscamente, reduzir o valor calórico e diminuir significativamente a fonte de gordura e energia.

O sucesso na adesão à dieta e a conquista do shape desejado faz parte de um processo. Devemos entender e ter consciência disso. Requer tempo, como eu digo: não é possível começar a construir um prédio pelo décimo segundo andar!  Não é mesmo?

Que tal começar com uma reeducação alimentar?

A reeducação alimentar se trata de mudanças de hábitos de forma progressiva. Aprender a mudar o comportamento antigo que faz você ganhar peso e prejudicar sua saúde por um comportamento mais saudável. 

Trago algumas mudanças de hábitos da reeducação alimentar:

1. Beber no mínimo 2 litros de água por dia: se você não consegue tomar um grande volume de água, uma outra possibilidade para ingerir mais líquidos é tomar chá sem açúcar, mas nunca tomar suco industrializado, refrigerante ou sucos naturais com açúcar porque eles fornecem energia extra, mas desidratam.

2. Comer de 3 em 3 horas: comer a cada 3 horas é o ideal porque você sente menos fome e consegue se concentrar melhor na escola ou no trabalho. Para conseguir comer a cada 3 horas deve-se consumir uma menor quantidade de alimentos em cada refeição, que deve ser composta por café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. 

3. Reeducar o paladar: Prefira verduras e legumes, carne magra e elimine aos poucos o açúcar branco, você pode trocá-lo pelo açúcar mascavo. Experimente receitas novas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino. Deixe de comer em fast food e as frituras, comece reduzindo a quantidade consumida até conseguir abandoná-los. Coma pelo menos 2 frutas ao dia, elas são ótimas como sobremesa.

O emagrecimento através da reeducação alimentar é o ideal porque apesar da aparente demorar para emagrecer, ela ensina a comer de forma correta, diminuindo o risco do efeito sanfona, que é comum em dietas muito restritivas.

Além disso, é sempre bom praticar atividades físicas e contar com um nutricionista ao longo deste processo de reeducação alimentar. Posso indicar minha nutricionista, só me pedir por direct.

Quando superar a fase da reeducação alimentar, aderir a qualquer dieta será apenas um detalhe!

Beijos e até a próxima!

Não deixe de me seguir nas redes sociais: 
Instagram  |  Facebook  |  FanPage