Fisiculturismo - Modalidades Femininas


Oláaa marombas,



Atualmente, o fisiculturismo está em alta e as mulheres estão tomando um espaço cada vez maior nessa modalidade esportiva! Vamos saber mais?

Este esporte possui várias modalidades/categorias a depender das características do shape. Listei abaixo as modalidades padrões das competições realizadas pela IFBB (Confederação Internacional de Fisiculturismo), instituição que regula e padroniza o esporte e as competições em todo o mundo. No Brasil, ela está representada pela IFBB Brasil, a qual regulamenta e organiza competições no país.



BIQUINI FITNESS
As atletas dessa categoria se parecem uma modelo Fitness: magras, belas e demonstrando um leve aspecto de treinamento com pesos. Os grupos musculares devem ter uma forma natural e firme com baixo percentual de gordura corporal e sem volume muscular. As atletas deverão apresentar físico longilíneo, presença de palco e simpatia. O julgamento das atletas não ocorre somente pelo físico, mas também pela beleza facial, cabelos, e até mesmo a harmonia da maquiagem em relação ao conjunto corporal, cabelos, cor do biquíni etc.
Além da cintura fina, as atletas devem possuir os braços e ombros levemente destacados. Os glúteos devem ser redondos e firmes, e o percentual de gordura deve ser baixo, mas sem aspectos de desidratação. 


FITNESS Coreográfico 
A atleta deve apresentar um físico bem desenvolvido, sem exageros no desenvolvimento do volume muscular e definição muscular sem grandes marcações. A beleza é priorizada e as atletas devem apresentar um físico atlético, de aspecto saudável, com bom tônus muscular e baixa quantidade de gordura. 
Diferente das demais categorias, há uma rodada para apresentação de coreografia onde a atleta deve apresentar movimentos que demonstrem força, resistência, flexibilidade e ritmo com a música utilizada (lembrando a ginástica artística de solo).


WELNESS 
Nesta categoria, as mulheres devem possuir uma certa desproporção de volume dos membros inferiores (coxas e glúteos) em relação a membros superiores (tronco e braços), e isso ocorre principalmente devido ao fato de boa parte delas treinarem seguindo o  próprio padrão de beleza que é naturalmente encontrado e admirado no Brasil inteiro.
Dessa forma, são atletas que possuem os glúteos e coxas mais volumosos, porém desenvolvidos segundo a forma feminina natural, deixando o físico voluptuoso, mas que em nada lembre as atletas das outras categorias que exibem maior volume, mas, com mais densidade, separação e definição ente os grupos musculares.


BODYFITNESS 
Nessa categoria, os árbitros devem avaliar a aparência atlética geral do físico, tendo em conta a figura, o tônus ​​muscular desenvolvido simetricamente, forma feminina e uma baixa quantidade de gordura corporal, assim como o cabelo,  a beleza facial e o estilo individual de apresentação fazem toda a diferença,  incluindo confiança pessoal,  equilíbrio e graça.
Ombros largos, braços muito malhados, músculos volumosos e pernas fortes são fundamentais para as competidoras dessa categoria. Aqui, as praticantes devem ser mais sérias e seu percentual de gordura corporal deve ser 0%. Muitas possuem o corpo em forma de “Y”.


WOMEN PHYSIQUE 
É destinada a mulheres que querem elevar o seu nível de massa muscular e condicionamento ao máximo possível através de treinamento e dieta, porém respeitando-se a anatomia, volume e silhueta feminina.  O corpo deve estar proporcional entre os membros inferiores e superiores.


O que você precisa para praticar o fisiculturismo feminino? 
O primeiro de tudo é uma boa academia para treino. 
O esporte é essencialmente malhar para a definição muscular e ter uma boa dieta. 
Alimentação, exercícios para queima de gordura e massa gorda são essenciais para uma boa definição. 
A questão disciplina é um dos pontos mais essenciais, se não o principal. É preciso ter dedicação para ir a uma academia todos os dias, no mesmo horário e cumprir suas metas. Não pode abusar na dieta e nem fugir dela tanto assim. Há momentos de lazer, mas é preciso gostar também do meio e de levantar pesos em busca de um resultado maior.

Outro ponto importante para praticar o fisiculturismo e poder competir é se filiar a IFBB, pois para competir nos campeonatos reconhecidos pela IFBB, CBMFF/IFBB Brasil ou Federação Estadual, o atleta deve estar filiado. Há unidades da IFBB em vários estados do Brasil, acesse o link e confira a unidade mais próxima de você: https://ifbbbrasil.com.br/contatos-federacoes